Fazer um bolo é mais do que bater uns ovos com açúcar e farinha. Um bolo é uma forma de dizer 'gosto de ti' de uma forma singela que adoça a boca e o coração.
terça-feira, 15 de novembro de 2011
Bolo decorado (s/ pasta de açúcar)
Bolo de chocolate e baunilha em camadas com recheio de queijo creme e chocolate e cobertura de ganache de chocolate, decorado com rolos de bolacha baunilhada (2,100kg).
O tempo é pouco, a disponibilidade para utilizar a internet ainda menor e o blogue do Cheirinho a Bolo tem estado abandonado. Junta-se a isso o esquecimento que já adquire características de crónico para fotografar os trabalhos que se realizam e quase parece má ideia continuar com o blogue.
Ainda assim, pretendemos ir dando novidades, devagarinho, um bolinho de cada vez, àqueles a quem a memória lembra de tirar uma foto antes que as recordações se tornem apenas doces sabores.
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
6º bolo decorado - Oferta especial
Bolo de baunilha e chocolate em camadas com recheio de stracciatella de chocolate e ganache de chocolate e cobertura de pasta de açúcar.
Uma amiga convidou-me para ir passar uns dias a casa dela, por altura das festas de Viana. E como é má educação aparecer de mãos vazias, mais um bolinho foi confeccionado para oferta. Nada muito elaborado e nem sequer com muitos cuidados estéticos, até porque foi feito enquanto o diabo esfrega um olho. Estava delicioso, segundo disseram os anfitriões. E é bom saber que agradamos alguém que nos recebeu tão bem!
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
Degustação de cupcakes
(À dir) Cupcakes tradicionais com recheio e cobertura de creme de café e pepitas de chocolate
[Ao centro e à esq. (acima)] Cupcakes tradicionais com recheio de queijo-creme de morango e decorados com pasta de açúcar
[À esq. (abaixo)] Cupcake de limão com recheio de queijo-creme e natas coradas, aromatizado com limão e decorado com pepitas de chocolate coloridas
5º bolo decorado - 3ª encomenda
Bolo de massa de pão-de-ló tradicional com recheio de queijo-creme aromatizado com sumo de laranja natural e cobertura de pasta de açúcar
terça-feira, 2 de agosto de 2011
Cupcakes de massa tradicional com cobertura de café
(clique nas imagens abaixo para ver melhor)
Sobrou um pouco de queijo-creme do bolo feito no sábado. Por isso, nada melhor do que fazer uns cupcakes simples, para consumo cá de casa. E para oferecer alguns, claro. Afinal, as coisas boas da vida merecem ser partilhadas.
4º bolo decorado - Oferta especial
(clique nas imagens abaixo para ver em melhor qualidade)
Bolo de café alentejano com recheio de queijo-creme aromatizado com licor de café caseiro e extracto de café e decorado com pasta de açúcar
Um bolo de oferta para um amigo muito especial, na data do seu 21º aniversário. Um bolo inspirado numa parte muito importante da sua vida: a vida académica.
quarta-feira, 27 de julho de 2011
3º bolo decorado - 2ª encomenda
(para ver as imagens em melhor qualidade, faça um clique em cima de cada uma)
Bolo de limão com recheio de queijo-creme aromatizado com limão
e decorado com pasta de açúcar
Bolo simples para um rapaz simples, que completou os seus 18 anos.
2º bolo decorado - 1ª encomenda
(para ver com mais pormenor, clique nas imagens que se seguem)
Bolo de cenoura com ganache de chocolate e cobertura de pasta de açúcar
Bolo feito para uma avó muito amada pela sua família, que sabe que ela gosta dos seus gatos, das suas galinhas e dos seus momentos de descanso no sofá. Tudo isso conciliado num saboroso bolo feito com muito carinho.
Nota: por pedido, a pasta de açúcar foi estendida extremamente fina, mais do que o indicado, uma vez que a aniversariante não gosta muito do sabor da pasta. Daí ser possível ver-se algumas irregularidades.
1º Bolo decorado
Esta foi a minha primeira experiência com pasta de açúcar, depois de muito procurar, investigar, estudar e procurar aprender. Santos da casa fazem milagres, e saiu qualquer coisa de apresentável.
Um bolo feito cheio de amor e carinho, para um pai babado... e portista!
segunda-feira, 25 de julho de 2011
Bem-vindos
Este é apenas o que espero ser o primeiro passo neste blogue recém-inaugurado.
Até há pouco tempo, mais ou menos, dois anos, eu era daquelas pessoas para quem estrelar um ovo constituía um exercício de verdadeiro esforço, cujo resultado nem sempre era o mais favorável para o ovo. Era a ignorância que falava mais alto, era também a pouca curiosidade em aprender.
Até que um dia decidi aprender. E entrei pela primeira vez na cozinha com vontade de aprender. Da aprendizagem depressa sobressaiu o gosto pela comida e uma verdadeira paixão pelos doces.
Por isso, para dar azo à minha paixão e, quem sabe juntar o útil ao agradável, aqui começa um percurso que espero feliz.
Subscrever:
Mensagens (Atom)